Por Rafael Vaz | 30 de novembro, 2016

Como aprender a fazer salgados (coxinhas, bolinhas, risoles…)

Se você deseja aprender a fazer salgados não pode deixar de conferir essas dicas

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Avaliação: 5,00 de 5 | 4 pessoas avaliaram

Como aprender a fazer salgados (coxinhas, bolinhas, risoles...)

Se você deseja aprender a fazer coxinhas, bolinhas de queijo, risoles, croquetes, entre outros, mas encontra dificuldades para acertar o ponto da massa, peço por gentileza que dedique um pouquinho do seu tempo para ler as dicas que eu tenho a lhe oferecer.

Como aprender a fazer massa de salgados fritos?

A massa do salgado frito pode ser feita de diversas maneiras, mas há uma que é infalível, que é a combinação de farinha de trigo, água e margarina ou manteiga (ou óleo). A partir destes ingredientes você consegue fazer a massa tradicional.

Aqui, o foco é mostrar para você (que nunca fez uma massa ou teve uma experiência ruim ao fazer) como utilizar tais ingredientes sem dar chance ao erro.

Fazendo uma massa experimental

O melhor caminho que você pode seguir é fazer uma massa que servirá de experiência, mas que obviamente poderá ser recheada, frita e degustada. Dê só uma olhada na receita:

  • 1 xícara de farinha de trigo (passada em uma peneira)
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga (aproximadamente 25g)
  • 1 colher de chá de sal

Essa é a base da massa, simples e em pouca quantidade, justamente para que você possa trabalhar sem muitas dificuldades. Com uma panela pequena, você poderá fazer essa massa sem problemas.

Modo de preparo

Adicione a água, a margarina e o sal. Após a margarina derreter, experimente o líquido e repare se ele está salgadinho. Ter o líquido salgado é essencial, uma vez que ao adicionar a farinha o sabor será equilibrado.

Assim que começar a levantar fervura, abaixe o fogo no mínimo, adicione toda a farinha e comece a misturá-la com uma colher pau. Mexa bem a massa até que não reste nenhum ponto de farinha, esteja homogênea e desgrudando da panela.

Serão necessários uns 3 minutos até que ela esteja bem cozida, aí você experimenta e repara se há algum sabor de farinha. Caso esteja tudo ok, desligue o fogo e coloque a massa sobre uma superfície lisa para esfriar um pouco, mas não completamente.

Para essa quantidade, em menos de 5 minutos você irá manipulá-la sem queimar a mão.

Detalhe: o ideal é sempre trabalhar com a massa quente, mas claro, em condições de ser manipulada sem queimar a mão.

Recheio

O recheio pode ser qualquer um, contanto que ele esteja sequinho e bem temperado. Como sugestão, você pode utilizar frango desfiado e fazer coxinhas, carne para fazer risoles, queijo para fazer bolinhas, enfim…

Como o nosso foco principal é o trabalho com a massa, desde o seu preparo até o momento de modelar, vou deixar o recheio pra você decidir, bastando apenas seguir as sugestões acima.

Como modelar coxinhas, bolinhas de queijo e risoles

A modelagem dos salgados é algo muito pessoal, há muitas maneiras diferentes, sendo que você chegará num resultado satisfatório somente praticando. Com isso, é provável que você desenvolva uma maneira própria e confortável.

Para dar um exemplo, fiz um vídeo para explicar em detalhes como modelar coxinhas, bolinhas de queijo e risoles. Confira:

CLIQUE e inscreva-se em nosso canal:

Repararam que para fechar os salgados eu uso a ponta dos dedos? Essa é forma que faço, você pode tentar fazer igual ou outro caminho. O importante é rechear bem e fechar o salgado tentando evitar que fique com ar em seu interior.

Como empanar os salgados?

Chegamos a um dos detalhes mais valorizados por mim num salgado: a forma de empanar.

Existem “N” maneiras de empanar salgados, mas talvez a mais popular seja o velho e bom ovo com a farinha de rosca.

Ultimamente tenho empanado somente com leite e amido de milho, onde para cada 150 ml de leite, eu adiciono 1 colher de sopa cheia de amido.

Num primeiro momento, eu recomendo que opte pelo ovo batido, depois basta molhar os salgados nele e em seguida passar na farinha de rosca.

Como fritar os salgados?

Para fritar é essencial que a quantidade de óleo permita que seus salgados fiquem imersos. Esse óleo tem que estar quente (170º a 180º no máximo).

Por exemplo, para uma panela de 20 cm de diâmetro, o ideal é fritar de 5 a 6 salgadinhos do tamanho de festa (25g a 30g). Colocando acima dessa quantidade, você corre o risco de ver seus salgados se racharem durante a fritura.

Considerações

Bom, se você seguir todos os passos direitinho, tenho certeza que irá preparar um belo salgadinho.

O interessante, é acertar o ponto dessa massa para pegar confiança, para depois você ir praticando com uma quantidade maior, dobrando e até triplicando a receita. Aí você poderá adicionar algum tipo de caldo para realçar o sabor, trabalhar com o líquido do cozimento do frango, usar batatas na massa e por aí vai.

Saiba mais:

Sobre o autor

Rafael Vaz

Rafael Vaz é apaixonado por fazer e comer salgados, e ele utiliza este espaço para compartilhar receitas e dicas para você ter sucesso com os mais diversos tipos de quitutes. Se você quer aprender a fazer salgadinhos, quer buscar inspiração para as suas receitas ou realizar um TREINAMENTO ONLINE para dar o passo que necessita para criar ou alavancar o seu negócio em casa ou fora, cadastre seu e-mail logo abaixo.

Conteúdo Relacionado

Você quer aprender a fazer salgadinhos?
Quer receber receitas e dicas para trabalhar com eles?

24 comentários em “Como aprender a fazer salgados (coxinhas, bolinhas, risoles…)”

  • Leandra Di Tullio
    18 de agosto, 2017 às 21:59

    Ola Rafael desde ja muito obrigada,ja amei seus ensinos nao manjo de salgados mas com certeza vou aprender muito no momento estou abrindo uma pizzaria que tambem nao manjo muito meu filho que estar tomando curso mas vai dar tudo certo conto com vc um abraço.

    1. Rafael Vaz
      21 de agosto, 2017 às 17:29

      Obrigado pelo seu comentário, Leandra! Salgados são bem fáceis de serem feitos, basta ter um pouco de prática. As possibilidades são muitas, assim como numa pizzaria. Todo sucesso possível para vocês!!! Abraço!

  • Leandro
    12 de setembro, 2017 às 14:19

    Boa tarde Rafael…
    Minhas coxinhas ficam boas quanto faço e frito logo em seguida, mas, estou começando um pequeno negócio… quando congelados ou melhor ao descongelar a massa racha toda… Tu pode me ajudar?

  • Leandro
    14 de setembro, 2017 às 10:53

    Bom dia Rafael! Tudo bom?
    Me diga uma coisa, tu pode me dar alguma dica de congelar salgados já fritos…

    1. Rafael Vaz
      14 de setembro, 2017 às 16:55

      Olá, Leandro… Boa tarde! Então, você pode fritá-los, esperar esfriar e levá-los ao freezer em aberto, separados uns dos outros. Quando congelarem, você separa a quantidade que deseja em embalagens plásticas e mantém no freezer por aproximadamente 2 meses. Quando for descongelar, o ideal é levá-los direto ao forno para que possa aquece-los e estarem aptos para degustação.

      Salgados congelados crus podem permanecer por até 3 meses no freezer. Grande abraço!

  • daniele
    20 de outubro, 2017 às 13:30

    Muito obrigado pelas a dicas estou começando agora. E suns dicas e seus vidio estão me ajudando muito. Obrigado

    1. Rafael Vaz
      20 de outubro, 2017 às 13:46

      Eu que agradeço a visita, Daniele. Tudo de bom pra você!

  • Eva
    28 de outubro, 2017 às 15:32

    Ola !Nao entendo Nada de salgados.mas. Estou loucA pra aprender.ja agradeco

    1. Rafael Vaz
      4 de novembro, 2017 às 12:55

      Tenho certeza que vai conseguir, Eva.

  • Luiz Carlos Neves
    23 de novembro, 2017 às 22:20

    oi boa noite : isso é muito bom, pois eu quero aprender fazer massa para salgados pois o segredo do salgado bem saboroso está na massa, se bem feita, o salgado fica uma delícia. obrigado colega, eu quero aprender. se possível.

  • Geiva da Silva leao
    3 de dezembro, 2017 às 16:00

    Boa tarde, essas suas dicas são ótimas eu adoro o seu jeito descomplicado de Ensinar

    1. Rafael Vaz
      26 de janeiro, 2018 às 11:26

      Grato, Geiva!

  • Ronaldo Rodrigues da costa
    25 de janeiro, 2018 às 23:28

    Boa noite gostaria de saber porque os meus salgados estão rachando quando preparo para o dia seguinte um detalhe se fritar no mesmo dia fica perfeito

    1. Rafael Vaz
      26 de janeiro, 2018 às 11:06

      Após modelar os salgados vocês os leva para o freezer ou geladeira? Além disso, como você faz para vedá-los? O indicado é sempre fechar muito bem os salgadinhos, seja num plástico ou pote, de preferência no freezer. Porém, o ideal antes de ensacá-los, é congelar cada um separado do outro (congelamento em aberto).

    1. Rafael Vaz
      19 de maio, 2018 às 18:15

      Sempre sem fermento!

  • Geiva da Silva leão
    28 de maio, 2018 às 10:30

    Bom dia Rafael, eu faço salgado já um bom tempo mas te digo aprendi muitas técnicas com você,. você é 10, obrigada

  • GiCristina
    17 de junho, 2018 às 12:32

    Boa tarde Rafael, sabe como fazer recheio de camarão para coxinhas?

  • Doraci Macedo ferreira
    27 de julho, 2018 às 15:25

    Oi boa tarde !gostaria de saber se o salgado congelado já põe direto no óleo quente ou espera descongelar..E porque as vzs frita por fora e por dentro tá gelado?

    1. Rafael Vaz
      27 de julho, 2018 às 19:28

      Olá, salgado de festa é preciso deixar pelo menos 1h descongelando.

  • Doraci Macedo ferreira
    28 de julho, 2018 às 09:02

    Oi bom dia!olha eu de novo rsrsrs deixo descongelando na parte de baixo da geladeira ou fora dela,E quando descongelar a farinha de rosca ficará molhada e não precisa passar de novo na farinha?desde já agradeco

    1. Rafael Vaz
      28 de julho, 2018 às 09:44

      Bom dia, Doraci. Eu descongelo fora da geladeira, deixo 1h aproximadamente. E não precisa passar na farinha de rosca novamente.

  • Patrícia
    5 de agosto, 2018 às 07:26

    Rafael é tudo de bom suas dicas.estou maravilhada! estou começando no ramo primeiro pros amigos, vizinhos ,familiares…logo em breve negócio expandido. agradeço pelas dicas.muito precisas.tudo de bom pra vc!.

    1. Rafael Vaz
      7 de agosto, 2018 às 19:54

      Olá, Patrícia! Muito obrigado pelo seu comentário!!! Tenho certeza que você terá muito sucesso!!!

Comentário