Por Rafael Vaz | 16 de dezembro, 2016

Farinha de rosca grossa com pão de forma

Dica para fazer uma farinha de rosca mais grossa para salgados

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Avaliação: 5,00 de 5 | 2 pessoas avaliaram

Farinha de rosca grossa com pão de forma

Costumo utilizar essa farinha de rosca grossa em salgados com a massa macia, como os que faço com batatas, por exemplo.

Essa farinha é feita com pão de forma e ela fica mais grossa que a farinha industrializada. Também acho que fica mais grossa do que as feitas em casa com pão amanhecido.

Dê só uma olhada:

Primeira coisa a fazer é retirar a casca:

Farinha de rosca grossa com pão de forma

Em seguida, leve as fatias para o forno (180º) para retirar a umidade do pão. Uns 20 minutos são suficientes – o ponto deve ser de torrada, mas sem deixar queimar.

Após retirar do forno, quebre as fatias com as mão para poder amassá-las:

Farinha de rosca grossa

Eu costumo amassar com a parte superior de um batedor de carnes, que é plana. Se você quiser utilizar um rolo de madeira, pilão ou qualquer outro item, fique a vontade.

O detalhe importante é que eu amasso um pouquinho e logo levo à peneira, justamente para evitar que a farinha fique muito fina.

Farinha de rosca grossa

Farinha de rosca grossa

Procure amassar apenas a quantidade que você conseguirá colocar na peneira, deixando reservando os outros pedaços.

Farinha de rosca grossa

Farinha de rosca grossa - Peneira

Minha peneira é grossa, isso também é importante para o resultado final.

Farinha de rosca grossa

Apesar de a foto acima não ser suficiente para mostrar a diferença dessa farinha de rosca com pão de forma, você pode fazer tranquilamente e compará-la (com a industrializada) ao toque.

Essa farinha eu utilizo bastante quando faço massas com batata, aí, juntamente com leite e amido de milho, eu passo o salgado duas vezes nela. O resultado é um salgado molinho por dentro e bem crocante por fora.

Caso eu opte por passar o salgado duas vezes em farinha fina, há risco de ele abrir, pois a farinha fina cobre todos os pontos da massa e acaba dificultando a transferência de calor durante a fritura.

Outra dica importante é levar o salgado para o freezer antes de fritá-lo. Se você deixá-lo 30 min já faz uma bela diferença na crocância.

Caso deixe congelar, ficará ainda melhor, porém é necessário deixar fora do freezer ao menos 45 min antes de fritar, isso para salgadinhos de festa. Se for o de lanche, aqueles que são vendidos na rua, recomendo 1h 30min fora do freezer.

Saiba mais:

Sobre o autor

Rafael Vaz

Rafael Vaz é apaixonado por fazer e comer salgados, e ele utiliza este espaço para compartilhar receitas e dicas para você ter sucesso com os mais diversos tipos de quitutes. Se você quer aprender a fazer salgadinhos, quer buscar inspiração para as suas receitas ou realizar um TREINAMENTO ONLINE para dar o passo que necessita para criar ou alavancar o seu negócio em casa ou fora, cadastre seu e-mail logo abaixo.

Você quer aprender a fazer salgadinhos?
Quer receber receitas e dicas para trabalhar com eles?

Comentário