Por Rafael Vaz | 5 de dezembro, 2016

Massa básica para salgados

Veja como é fácil fazer uma bela massa de salgados

Massa básica para salgados

Saiba você que a receita básica de salgado é também conhecida como tradicional e certamente é muito utilizada pelo comércio.

Se você nunca fez uma massa, essa aqui não tem segredos, você só terá o trabalho de escolher o tempero. Por exemplo, ao optar por fazer coxinhas, a sugestão é aproveitar o caldo do cozimento do frango para utilizar no preparo da massa. Se fizer risoles, utilize um caldo de carne. Caso use a massa para fazer bolinhas de queijo, adicione um sachê para massas ou pacote de queijo ralado industrializado (100g).

Receita

Receita de Massa básica para salgados

Por

Tempo de preparo: || Rendimendo: 50 unidades
Massa básica para salgados
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Avaliação: 5,00 de 5 | 4 pessoas avaliaram

Ingredientes

  • 2 e 3/4 de xícaras de farinha de trigo
  • 3 xícara de água (ou caldo do cozimento do frango se fizer coxinhas)
  • 2 colheres de sopa cheias de margarina ou manteiga
  • 1 tablete de caldo a gosto
  • 1 colher de café de sal

Modo de Preparo

  1. Numa panela grande adicione a água, margarina e tablete de caldo. Mexa com uma colher de pau para desmanchar tudo.
  2. Adicione o sal e veja se o líquido está salgado. Vale destacar que ele precisa estar salgado, pois ao adicionar a farinha o sabor será equilibrado.
  3. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo no mínimo e adicione toda a farinha de trigo.
  4. Mexa bem para que a farinha absorva todo o líquido. Use a colher de pau pressionando a massa contra a parede da panela por 2 a 3 minutos. Assim que a massa soltar do fundo da panela, apague o fogo.
  5. Despeje a massa numa bancada de mármore ou assadeira de alumínio e deixe descansar por 5 a 10 minutos.

Notas

O ideal é usar a massa logo em seguida, mesmo um pouco quente. Para isso é imprescindível ter o recheio pronto, seja ele um frango, carne moída, mussarela e por aí vai.

Caso queira deixar a massa descansando mais tempo, procure cobri-la com um pano seco e sobre o pano um plástico filme. O pano evita que seja criado umidade e o plástico que a massa fique exposta ao ar.

Saiba mais:

Sobre o autor

Rafael Vaz

Rafael Vaz é apaixonado por fazer e comer salgados, e ele utiliza este espaço para compartilhar receitas e dicas para você ter sucesso com os mais diversos tipos de quitutes. Se você quer aprender a fazer salgadinhos, quer buscar inspiração para as suas receitas ou realizar um TREINAMENTO ONLINE para dar o passo que necessita para criar ou alavancar o seu negócio em casa ou fora, cadastre seu e-mail logo abaixo.

Você quer aprender a fazer salgadinhos?
Quer receber receitas e dicas para trabalhar com eles?

4 comentários em “Massa básica para salgados”

  • JOÃO PAULO NASCIMENTO
    28 de dezembro, 2017 às 11:33

    Quanto tempo a massa deve descansar?

    1. Rafael Vaz
      26 de Janeiro, 2018 às 11:20

      Alguns minutos apenas… Uns 5 aproximadamente. Você tira da panela, divide em pedaços e deixa esfriando… Depois, você junta todos os pedaços e sova ela bem para ficar lisinha. Se tiver uma espátula de plástico, vai facilitar o seu trabalho e não vai queimar a mão para sovar.

  • Alex
    22 de Janeiro, 2018 às 21:45

    Eu posso fazer a massa e congelar depois? Caso seja possível, quanto tempo posso deixar guardado e como faço para descongelar e utilizar a massa depois?

    1. Rafael Vaz
      26 de Janeiro, 2018 às 11:10

      Alex, não é recomendado. O ideal é sempre preparar a massa e logo em seguida modelar os salgados… Congelando a massa invariavelmente ele vai pegar umidade, afinal, você vai precisar descongelá-la, o que pode dificultar o trabalho de modelagem e provocar problemas no resultado final.

Comentário