Por Rafael Vaz | 14 de agosto, 2017

Preparar a massa de Salgadinho com Água ou Leite?

Vejas as diferenças de preparar uma massa com água e leite

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Avaliação: 5,00 de 5 | 1 pessoas avaliaram

Preparar a massa de Salgadinho com Água ou Leite?

Ao preparar a massa de um salgado (coxinha, bolinha de queijo, risole, croquete…), é possível utilizar água, leite ou uma porção de cada.

Se a escolha for o leite, não há porque utilizar 100% dele na receita, o máximo que eu consideraria é fazer uso de no máximo 50% – os outros 50% seriam de água.

Os prós de utilizar leite na massa

Quando você trabalha com leite em proporções semelhantes ao que citei acima, além de aumentar o valor nutricional do seu salgado, a massa ganha em maciez e um pouco mais de gordura, com isso você poderá diminuir um pouco a margarina, manteiga ou óleo.

Os contras de utilizar leite na massa

Optando pelo leite, invariavelmente o custo da receita vai aumentar. Além disso, pessoas com intolerância à lactose talvez não possam consumir o salgado.

O que eu recomendo?

Particularmente, eu acredito que, com uma receita equilibrada e bem temperada, podemos fazer um salgado sem adição de leite. Se você já acompanhou minhas receitas no site ou no canal no Youtube, percebeu que em nenhuma delas utilizei leite. Porém, que fique muito claro, eu não tenho isso como regra.

Nada impede que num futuro eu publique uma receita com leite. No fundo, o que vale mesmo é realizar experiências e ver a que mais agrada. Se por algum motivo o leite provocar uma diferença positiva na sua receita, e o orçamento permitir, siga em frente.

Sobre o autor

Rafael Vaz

Rafael Vaz é apaixonado por fazer e comer salgados, e ele utiliza este espaço para compartilhar receitas e dicas para você ter sucesso com os mais diversos tipos de quitutes. Se você quer aprender a fazer salgadinhos, quer buscar inspiração para as suas receitas ou realizar um TREINAMENTO ONLINE para dar o passo que necessita para criar ou alavancar o seu negócio em casa ou fora, cadastre seu e-mail logo abaixo.

Você quer aprender a fazer salgadinhos?
Quer receber receitas e dicas para trabalhar com eles?

Comentário